10º Colóquio OHM Estarreja
10º Colóquio do OHM-Estarreja: reflexão para um diálogo transdisciplinar em Estarreja.
Estarreja, 3 e 4 de novembro 2022
O OHM Estarreja, juntamente com o projeto Agorarisk, e com o apoio da Câmara de Estarreja e do Agrupamento de Escolas de Estarreja, propõe um evento para criar uma discussão cruzada entre investigadoras/es e comunidade local, tentando possibilitar a aproximação do seu trabalho à comunidade.
Objetivos
- Estimular uma discussão participada entre as diferentes disciplinas de modo a permitir uma reflexão sobre os caminhos futuros do OHM;
- Aumentar a visibilidade do OHM;
- Consolidar parcerias locais.
Programa.
3 novembro
09h-12h00 Visitas guiadas Bioria, ESTAU e Eco-parque
12h00-19h30 Local: Agrupamento de Escolas de Estarreja
12h-13h30 Almoço
13h30- Sessão abertura
14h00-16h00 Sessão coletiva de reflexão do OHM Estarreja organizada pelo projeto Agorarisk
16h00-16h15
Pausa café
16h30-18h00 Apresentação dos resultados da sessão
17h00-19h30 Apresentação dos projetos científicos
21 h Cine-Teatro Estarreja: Sessão de cinema A ria e a Fábrica e “Vues et Voix d’Estarreja”, seguida de debate
4 novembro
Cine-teatro de Estarreja
09h15-12h00 Apresentação dos projetos científicos
Átrio da CMEstarreja
17h30-19h00 Inauguração da exposição "Captar Estarreja" (projeto Agorarisk) e entrega de prémios
Relatório e registo fotográfico.
OHM Estarreja 2023
O 10º Colóquio OHM Estarreja, realizado em novembro de 2022, permitiu a promoção de um diálogo interdisciplinar e fortalecer o envolvimento da comunidade científica com a comunidade de Estarreja. Neste evento, procurámos abrir portas entre a ciência e a população local, trabalhando para entender e enfrentar os desafios ambientais e sociais da região. Foi a primeira vez que o Colóquio se realizou em Estarreja, com o envolvimento da população local e representantes municipais:
1. Integrando-nos com a Comunidade
Reconhecemos a importância de conectar a nossa pesquisa com as necessidades locais. Ao engajarmo-nos com representantes municipais, estudantes e moradores, demos passos em direção à co-produção de conhecimento que possa apoiar políticas públicas sobre questões urgentes, como a poluição e a sustentabilidade.
2. Fortalecendo o Trabalho Interdisciplinar
A nossa diversidade de experiências – desde a ciência ambiental até às ciências sociais – pode ajudar a olhar os desafios de Estarreja através de diferentes perspetivas. Estimulamos a presença de saberes de várias áreas para resolver problemas complexos do mundo real.
3. Planeando Pesquisas Futuras
Concordamos sobre a necessidade de uma abordagem coordenada e colaborativa para a recolha e interpretação de dados. Surgiram propostas para uma rede de monitorização contínua, projetos de ciência cidadã e eventos interativos, como festivais, para manter a comunidade engajada no nosso trabalho. Uma plataforma compartilhada de dados também poderá ser uma ferramenta valiosa, tornando nossos resultados acessíveis para todos os envolvidos.
4. Priorizando Ética e Transparência
À medida que avançamos, discutimos a responsabilidade ética de manter a transparência em nossas pesquisas, especialmente ao tratar de temas delicados, como a poluição industrial. É fundamental manter uma comunicação aberta e honesta com a comunidade para que ela se sinta informada e envolvida.
Este colóquio marcou um passo importante na nossa jornada para criar pesquisas que sejam cientificamente rigorosas e, ao mesmo tempo, enraizadas nas necessidades e interesses da população de Estarreja. Por meio destas conversas, estamos a lançar as bases para um futuro onde nossa pesquisa possa contribuir para soluções sustentáveis e direcionadas pela própria comunidade.
Download do Relatório sobre o 1oº Colóquio (Versão inglesa).
Parceiros.
Parceiros científicos.
O projeto está sediado no ISEG na Universidade de Lisboa e envolve várias áreas disciplinares com o objetivo de proporcionar o cruzamento de conhecimentos e saberes em temas como a água, os solos, a contaminação e as transformações ambientais e sociais em Estarreja. Os parceiros nacionais são a Universidade de Lisboa através do Instituto Superior de Economia e Gestão e do Instituto Superior Técnico e a Universidade de Coimbra pelo Centro de Estudos Sociais de Coimbra. O parceiro internacional é o Instituto francês INRAE (National Research Institute for Agriculture, Food and Environment).