Sobre o
AGORARISK
Projeto & Missão.
O projecto AGORARISK visou promover o diálogo entre investigadores/as, cidadãos/ãs, técnicos/as e decisores/as sobre matérias ambientais em Estarreja. Mais precisamente, pretendeu compreender as condições de possibilidade de diálogo e trabalho conjunto entre diferentes mundos e conhecimentos, a fim de experimentar e coproduzir ferramentas eficazes para reduzir o fosso existente entre conhecimento técnicocientífico e conhecimento dos cidadãos/ãs.
A região de Estarreja tem sido objeto de estudos científicos em áreas diversas. Várias equipas de investigação nacionais e internacionais encontram-se a estudar os problemas de contaminação em Estarreja. Porém, apesar de existirem resultados, ainda é difícil a integração do conhecimento e a comunicação pública é pouco estimulada. Situações de debate com a população envolvendo cientistas, técnicos/as ou agentes estatais são raras.
Deste modo, o nosso projeto pretendeu facilitar a aproximação dos diferentes atores locais que vivem em áreas contaminadas, criando, de forma experimental, condições para diálogo sobre incertezas e riscos relacionados com questões ambientais e saúde. Considera-se que o envolvimento das populações é uma dimensão necessária, mas sensível e complexo. O projeto propôs, assim, uma abordagem participativa experimental, encorajando os/as cientistas a trabalhar com atores locais (instituições, técnicos, cidadãs/ãos), convidando atores locais a descobrir novas perspetivas da investigação.
Financiamento.
O projeto foi iniciado em 2021 e terminou em 2023, tendo a duração de 2 anos (24 meses).
Financiamento atribuído pelo OHMEstarreja (https://ohm-estarreja.in2p3.fr/pt).
As nossas iniciativas.
As nossas iniciativas foram planeadas com diversas entidades locais em Estarreja que funcionaram como nossos parceiros.
Concurso.
Concurso.
Esposições.
A primeira exposição que organizámos reuniu as fotografias do concurso realizado em 2022 Captar Estarreja: transformações da natureza e das vivências no concelho de Estarreja, e teve lugar na Câmara Municipal de Estarreja onde foi inaugurada a 4 de novembro 2022.
10º Colóquio do OHM-Estarreja: reflexão para um diálogo transdisciplinar em Estarreja
O projeto Agorarisk foi também dinamizador com o OHM Estarreja, e com o apoio da Câmara Municipal de Estarreja e do Agrupamento de Escolas de Estarreja, do 10º Colóquio OHMI Estarreja. O evento foi desenhado como uma iniciativa científica para criar uma discussão cruzada entre investigadoras/es e comunidade local, possibilitando uma maior aproximação dos investigadores à realidade local.
Parceiros.
Parceiros científicos.
O projeto esteve sediado no ISEG na Universidade de Lisboa e envolveu várias áreas disciplinares com o objetivo de proporcionar o cruzamento de conhecimentos e saberes em temas como a água, os solos, a contaminação e as transformações ambientais e sociais em
Estarreja.
Os parceiros nacionais são a Universidade de Lisboa através do Instituto Superior de Economia e Gestão e do Instituto Superior Técnico e a Universidade de Coimbra pelo Centro de Estudos Sociais de Coimbra. O parceiro internacional é o Instituto francês INRAE (National Research Institute for Agriculture, Food and Environment).
Sessões participativas
Neste Colóquio foram organizadas sessões experimentais de partilha e construção coletiva de conhecimento com investigadores/as, cidadãos/ãs, técnicos/as e decisores/as sobre matérias ambientais em Estarreja.